SPO 3711 - Tópicos Especiais: Introdução à Análise de Redes Sociais (04 créditos)

Profs.: Dr. Narciso Pizarro (Universidad Complutense de Madrid) (*) e Dr.Ary Cesar Minella (UFSC)

Apresentação

A Análise de Redes Sociais, também chamada análise estrutural, é um campo de estudo amplo que vem ganhando grande desenvolvimento entre os cientistas sociais na Europa e nos Estados Unidos e mais recentemente passou a ser contemplada por pesquisadores brasileiros. Neste enfoque, a ênfase da análise recai sobre as relações que se estabelecem entre os indivíduos, instituições e organizações, cujos vínculos estruturam diferentes situações sociais e influenciam o fluxo de bens materiais, idéias, informação e poder. Pode ser aplicada em diversos campos do conhecimento, e na análise de diferentes situações e questões sociais, a partir de diferentes enfoques teóricos. Por exemplo, estudos de movimentos sociais, relações internacionais, elites políticas e econômicas, políticas públicas, organizações empresariais, classes sociais, produção de conhecimentos, modos de comunicação, uso de informações, instituições, organizações, etc.

Ementa

Os pontos básicos a serem desenvolvidos são: 1) Origem e desenvolvimento da Análise de Redes Sociais. 2) Fundamentos teóricos e epistemológicos da análise de redes sociais. Estrutura e ação. 3) O conceito de relação social: a regularidade e a regulação. A temporalidade nas ciências sociais. 4) Identidade social e identidade sociológica: a equivalência estrutural e as redes de lugares. 5) Interesse de classe e redes de comunicação nas relações inter-empresariais. 6) Introdução aos métodos e técnicas da análise de redes sociais. Sociogramas e matrizes de dados; definição da unidade de análise; métodos de coleta de dados; principais medidas utilizadas; utilização de programas (software) de análise de redes: Pajek, Ucinet 6, Spreadsheet, e visualização com Netdrawn. 7) Realização de exercícios práticos a partir de questões de interesse comum, da aplicação para a análise dos setores sociais dominantes e de projetos específicos de interesse dos alunos. 

Objetivos

Alcançar um conhecimento básico sobre a Análise de Redes Sociais, através da revisão das discussões teóricas e dos estudos empíricos recentes e desenvolver capacidades para a utilização da metodologia de análise de redes sociais e assim ampliar o leque de alternativas a serem consideradas nas estratégias de pesquisas. A disciplina tem um caráter introdutório e os textos estarão disponíveis em português, espanhol e inglês.

(*) O Dr. Narciso Pizarro é um especialista espanhol no tema, e sua participação na disciplina, prevista para o período de agosto a meados de setembro, está condicionada à aprovação dos recursos de Auxílio Professor Visitante solicitados ao CNPq.