Movimentos sociais, participação e democracia

Através do Núcleo de Pesquisa em Movimentos Sociais (NPMS), fundado em 1983, esta linha tem se consagrado como uma importante referência (nacional e internacional) nos estudos sobre movimentos sociais, sociedade civil, associativismo, participação política e democracia. Além da produção bibliográfica sobre o tema, a linha vem multiplicando o número de pesquisadores e de produção acadêmica, através de monografias de graduação, dissertações de mestrado e teses de doutoramento. Tem contribuído para a consolidação de outros núcleos do gênero em outras universidades, bem como estabelecido parcerias com a sociedade civil e com instituições públicas, colocando também à disposição do público um acervo de publicações e banco de dados sobre estas temáticas.

 De maneira geral, a linha objetiva:

a) investigar sistemática e comparativamente os referenciais teóricos e metodológicos disponíveis na área de Movimentos Sociais, da Participação e da Democracia;

b) promover pesquisas teóricas e empíricas nesse campo temático, com ênfase na identificação de alternativas de mudança social nos diferentes âmbitos - local, regional e global - baseadas nos princípios básicos da democracia participativa, da igualdade, do reconhecimento social e da ecologia.

Tomando o quadro de atividades e interesses mais geral, os estudos e pesquisas têm se concentrado: a) na estrutura interna, nas dinâmicas e redes de atuação da sociedade civil e dos movimentos sociais no contexto das transformações ocorridas na cultura política brasileira nas últimas décadas, especialmente no processo de democratização e globalização; b) nas análises sobre experiências de participação político-institucional, fundamentalmente de Conselhos gestores e experiências de Orçamentos Participativos, c) nos estudos e pesquisas sobre a problemática da exclusão/inclusão em suas múltiplas dimensões.

Os docentes e pesquisadores associados a esta linha realizam um trabalho permanente de revisão crítica e atualização de referências teóricas, visando contribuir para o refinamento daquelas correntes interpretativas mais diretamente relacionadas ao processo de democratização da sociedade. Os membros desta linha têm favorecido também opções de compromisso acadêmico com os movimentos, instituições políticas e outros atores sociais. Oferece, neste sentido, recursos documentais e bibliográficos, além de assessoria a associações de bairro, pastorais sociais, organizações não governamentais (ONGs), organizações rurais, sindicatos, entidades voltadas para reivindicações de caráter feminista e ecologista, instituições educacionais e de planejamento e instituições estatais.

Professores:


Prof. Dr. Ernesto SEIDL - (Curriculum Vitae - Plataforma Lattes)

Prof. Dr. Julian BORBA - (Curriculum Vitae - Lattes)

Prof. Dr. Raúl BURGOS - (Curriculum Vitae - Plataforma Lattes)

Profª. Drª. Lígia Helena Hahn LÜCHMANN - (Curriculum Vitae - Lattes)

Profª. Drª. Ilse SCHERER-WARREN - (Curriculum Vitae - Lattes)

Núcleos e Laboratórios de Pesquisa:

NIPP - Núcleo Interdisciplinar em Políticas Públicas
NPMS - Núcleo de Pesquisa em Movimentos Sociais
SOCITEC - Núcleo de Pesquisa Sociedade, Ciência e Técnica