Modernidade, ciência e técnicaA linha de pesquisa "Modernidade, Ciência e Técnica" reúne pesquisadores que se dedicam ao estudo de mudanças sócio-políticas e culturais relacionadas aos processos de modernização técnica-científica. Teoricamente, procura fugir da oposição entre uma visão positiva e uma visão negativa tanto da técnica como da ciência, criticando seu caráter determinista. Partindo deste entendimento, propõe dois eixos básicos de investigações teóricas e empíricas, que podem ajudar na compreensão das mudanças profundas que atingem o mundo e, de forma específica, o Brasil.
O primeiro eixo visa analisar o caráter contingente da sociedade contemporânea, inseparavelmente ligada à própria técnica moderna e ao seu avanço sobre a natureza externa e interna do homem. Neste sentido, contempla as discussões teóricas relacionadas ao caráter da ciência e da técnica no conjunto da modernidade, destacando especialmente a discussão sobre a racionalidade, o racionalismo, a racionalização e a irracionalidade no interior da teoria social e nas interfaces entre razão, técnica e religião. Por outro lado, propõe-se a refletir sobre a racionalidade, a ciência e a técnica na sua relação com a condição humana, focalizando particularmente a dimensão política da técnica e as interfaces entre técnica e política.
O segundo eixo adota uma abordagem conhecida como análise sociotécnica, que ressalta o caráter socialmente construído dos fatos e artefatos técnicos e científicos. Nessa perspectiva, estuda controvérsias sobre inovações científico-tecnológicas que envolvem incertezas quanto a seus riscos e benefícios, gerando polêmicas que assumem um caráter globalizado, como as relacionadas com as biotecnologias, as nanotecnologias e as doenças emergentes. Dentro dos temas ligados a este eixo inclui-se a análise de: 1) processos decisórios e de governança das inovações e dos riscos; 2) dimensões da percepção pública de ciência e dos cientistas pelo público; 3) centralidade de novas formas de cidadania científica; 4) implicações sociais, políticas e econômicas de riscos globais; e 5) constituição de redes sócio-técnicas.
Professores:Profª. Drª.
Márcia GRISOTTI – (
Curriculum Vitae – Lattes)
Profª. Drª.
Júlia S. GUIVANT - (
Curriculum Vitae - Lattes)
Prof. Dr.
Carlos Eduardo SELL - (
Curriculum Vitae - Lattes)
Profª. Drª.
Sandra Noemi Cucurullo de CAPONI - (
Curriculum Vitae - Lattes)
Núcleos e Laboratórios de Pesquisa:ECOS - Núcleo de Ecologia Humana e SaúdeNISRA - Núcleo Interdisciplinar em Sustentabilidade e Redes AgroalimentaresSOCITEC - Núcleo de Pesquisa Sociedade, Ciência e Técnica