Cultura, Educação, Gênero, Gerações e Etnias
Esta linha de pesquisa tem por objetivo promover a reflexão e a investigação sobre as relações e as experiências sociais ligadas ao crescimento urbano, em especial aquelas:
a) produzidas pelas tensões étnico e interculturais derivadas da vida nos centros urbanos e do movimento migratório;
b) resultantes do conflito geracional, especialmente das ações coletivas juvenis;
c) ligadas à ampliação do sistema de ensino, das profissões e de seus saberes específicos;
d) envolvidas na produção da cultura, por meio da tensão entre a produção erudita, a indústria cultural e a cultura popular;
e) geradas pelas novas formas de comunicação e pelas novas mídia; e
f) relacionadas às questões de gênero, na sua articulação com processos e dinâmicas em retroalimentação com instâncias de domínio e poder.
A linha está estruturada em torno dos seguintes eixos temáticos, inter-relacionados:
1 – Dinâmica Urbana, Práticas Sociais, Ações Coletivas e Sociabilidade Contemporânea: a cidade e suas transformações recentes; efeitos do processo de urbanização contemporâneo; migração, trajetórias e mobilidade; conflitos interétnicos e interculturais; interculturalidade e multiculturalismo; gênero; moda; consumo.
2 – Juventudes, Ações Coletivas e Dilemas Contemporâneos: sociabilidade juvenil nas suas relações com a cultura, a política e o caráter educativo das suas ações coletivas; sociologia das gerações e processos educativos; novas formas de manifestação, linguagens e produção cultural independente e contracultural; mídia alternativa; intolerância e violência social na interface com políticas sociais; racionalidade moderna como base da subjetividade contemporânea; dinâmicas e ações coletivas juvenis de escopo local e global voltadas para processos de transformação social; juventude, autonomia, novas mídias e manifestações artístico-culturais; os jovens e a adaptação social; juventudes e políticas sociais; formação educativa e participação política das novas gerações.
3 – Educação e Sociedade: as diversas formas de produção artística e cultural e o sistema de ensino; sistema de ensino e mecanismos de exclusão e de inclusão social; educação e ações afirmativas; educação cívica constituinte do nacionalismo pela via do autoritarismo/totalitarismo e da democracia representativa; projeto educacional e pluralidade étnica/cultural em uma sociedade de classes.
4 – Cultura Erudita, Cultura Popular e Indústria Cultural: formação, consolidação e reprodução social das elites artísticas e culturais; a indústria cultural e seu processo de autonomização; formas e linguagens próprias da indústria cultural: jornal, televisão, rádio, cinema, literatura de massa, internet, quadrinhos etc; políticas culturais; consumo de bens simbólicos, recepção e formação dos públicos.
5 – Linguagem e Poder: linguagem e relações de poder; gêneros do discurso; língua e identidade nacional; conflito social e conflito linguístico; migração e intercâmbios linguísticos e culturais; o mercado dos impressos; jornalismo e literatura; conflitos, intercâmbios e relações de poder entre o oral e o escrito; o conflito entre as formas linguísticas e culturais consagradas e as não-consagradas; diferentes usos e significados sociais da cultura letrada.
6 – Memória e História: relações entre memória e história; narrativas e histórias de vida: biografias e trajetórias sociais; memória individual e memória coletiva; Estado/Nação e identidades regionais; patrimônio; museus.
7 – Pensamento Social: novas perspectivas analíticas a partir dos referenciais teóricos vinculados à crítica ao eurocentrismo e às idéias do pensamento pós-colonial; a história do pensamento sociológico e suas repercussões nas análises latino-americanas; intérpretes e interpretações da cultura e da identidade nacional.Professores:Prof. Dr.
Alexandre Bergamo IDARGO - (
Curriculum Vitae - Plataforma Lattes)
Profª. Drª.
Luzinete Simões MINELLA - (
Curriculum Vitae - Lattes)
Profª. Drª.
Elizabeth Farias da SILVA - (
Curriculum Vitae - Lattes)
Profª. Drª.
Janice Tirelli Ponte de SOUSA - (
Curriculum Vitae - Lattes)
Prof. Dr.
Jacques MICK - (
Curriculum Vitae - Plataforma Lattes)
Núcleos e Laboratórios de Pesquisa:NEJUC - Núcleo de Estudos da Juventude Contemporânea