Estado, mercado, empresariado e sistema financeiro.

A linha destina-se à análise sociopolítica da esfera econômica, focalizando atores e instituições econômicas e financeiras e suas relações com as instituições e os processos políticos. As pesquisas dentro da linha se desenvolvem a partir de três eixos:

1) Análise sociopolítica do sistema financeiro, enfatizando: instituições financeiras e a relação com o Estado, questão do poder econômico e político, empresariado financeiro, trabalhadores bancários, redes financeiras, formas e sistemas alternativos de crédito (moedas sociais, microfinanças, finanças solidárias, cooperativas de crédito, bancos públicos). O empresariado no capitalismo contemporâneo, considerando especialmente: associações de classe, ação corporativa e política, formação de elites orgânicas, grupos econômicos, relação com os trabalhadores, vínculos com o Estado e as políticas públicas.

2) Os mercados enquanto construções sociais: este pressuposto, oposto ao dos economistas neoclássicos, abre espaço para uma análise sociológica deste fenômeno fundamental da modernidade. Objetiva-se aqui essencialmente analisar teórica e metodologicamente as estratégias de abordagem dos mercados na sociologia clássica e contemporânea. Mais especificamente, isto significa: i) exame das ferramentas metodológicas e das categorias analíticas das diversas correntes da sociologia dos mercados em textos clássicos e nos estudos contemporâneos, incluindo as diversas concepções de ator econômico (objetivos, motivações, racionalidade); ii) análise do papel regulatório das instituições, como a tradição, as regras morais e jurídicas, e a atuação do Estado de maneira geral.

3) Estudo do Estado e das políticas públicas em suas diferentes expressões, focalizando, especialmente, os processos de elaboração, implementação e avaliação de políticas econômicas e sociais. No estudo das políticas econômicas, atém-se à análise das ideologias econômicas; das instituições estatais de política econômica; e de atores relevantes na configuração das políticas econômicas (tecnocracia, organizações empresariais, partidos políticos, etc). No que se refere às políticas sociais os eixos principais são: novos bens públicos: definição, caracterização, acesso social; políticas de combate à pobreza: concepção, modelos, estudos comparativos, avaliação; novas institucionalidades na gestão de políticas públicas: formas participativas e cooperativas; ONG’s; agências regulatórias: formação, constituição, abrangência.

Professores:

Profª. Drª. Cécile Hélène Jeanne RAUD  - (Curriculum Vitae - Lattes) (in memoriam)

Prof. Dr. Ary César MINELLA - (Curriculum Vitae - Lattes)

Profª. Drª. Maria Soledad Etcheverry ORCHARD – (Curriculum Vitae – Lattes)

Prof. Dr. Erni José SEIBEL - (Curriculum Vitae - Lattes)

Prof. Dr. Ricardo SILVA - (Curriculum Vitae - Lattes)

Profª. Drª. Marcia da Silva MAZON – (Curriculum Vitae - Lattes)



Núcleos e Laboratórios de Pesquisa:

NUSMER - Núcleo de Estudos Sociológicos do Mercado
NESFI - Núcleo de Estudos Sociopolíticos do Sistema Financeiro
LASTRO - Laboratório de Sociologia do Trabalho
NIPP - Núcleo Interdisciplinar em Políticas Públicas
NEPP - Núcleo de Estudos do Pensamento Político